terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Padre Marcelo Rossi confirma presença no Bote Fé Natal

O padre Marcelo Rossi confirmou presença no show de gravação do DVD, que acontecerá dia 10 de fevereiro, às 17h, dentro da programação do Bote Fé Natal. No total, serão 25 grandes cantores da Igreja Católica participando do show que é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Arquidiocese de Natal e Sony Music.
O projeto Bote Fé Natal acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. A programação contemplará a passagem da cruz de do ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, evento mundial que será sediado pelo Brasil em 2013. A chamada cruz da JMJ percorrerá as trêsDioceses potiguares, Natal, Caicó e Mossoró .

Além do padre Marcelo Rossi, para gravação do DVD estão confirmadas as presenças, entre outras, do padre Fábio de Melo, banda Rosa de Sarom, Adoração e Vida e padre Zezinho.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade*



Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.
Disponibilidade e distribuição
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.
Qualidade comprometida
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.
Alternativas
A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Seria necessário, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.
Após a Rio-92, especialistas observaram que as diretrizes e propostas para a preservação da água não avançaram muito e redigiram a Carta das águas doces no Brasil. Entre os tópicos abordados, ressaltam a importância de reverter o quadro de poluição, planejar o uso de forma sustentável com base na Agenda 21 e investir na capacitação técnica em recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, além de viabilizar tecnologias apropriadas para as particularidades de cada região.
A água no mundo
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.
Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribução é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.
O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.

Programa Nacional de Controle da Dengue

banner dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GOVERNADORA SANCIONA PARCELAMENTO DE IPVA E ANUNCIA PROGRAMA DE CNH

 Brasão do DETRAN - RN                                         

A governadora Rosalba Ciarlini sancionou duas leis que dispõem sobre o parcelamento de débitos fiscais e remissão de crédito tributário relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As leis nº 9.597 e 9.596, respectivamente, de 26 de dezembro, foram publicadas no Diário Oficial do Estado de hoje, 27 de dezembro de 2011.
A solenidade foi realizada na tarde de segunda-feira(26) no auditório da Governadoria, com a presença de secretários de estado e do diretor Geral do Detran interino, Willy Saldanha; deputados e prefeitos de vários municípios do estado.
Na oportunidade a governadora apresentou o Programa Público “CNH Popular” que possibilitará a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação por parte das pessoas de baixo poder aquisitivo. A Lei Complementar nº 459, de 26 de dezembro, que cria o Programa, também foi publicada no Diário Oficial do dia 27 de dezembro e entra em vigor 180 dias após esta data.
"Estamos aqui com três projetos. O primeiro é o Programa Público CNH Popular para aquelas pessoas que estão cadastradas nos programas sociais de combate à pobreza, que não têm condições de fazer sua carteira de motorista e que precisam do documento para trabalhar ou mesmo para o seu dia-a-dia", explicou a governadora.
O programa leva a gratuidade da carteira dentro de uma regulamentação. “Teremos até 180 dias para apresentar essa regulamentação com relação ao cadastro, de como será feito, como as pessoas terão acesso e quanto o estado poderá bancar de gratuidade a cada ano", completou a governadora.
Ela falou também sobre o projeto que vai beneficiar as pessoas que possuem motos de até 150 cc. "O objetivo desta lei é para que elas possam ficar em dia com os tributos. Muitos não têm condições de pagar o IPVA, atrasa o pagamento, vai juntando juros, multas e a dificuldade de quitar o débito só aumenta. Isso traz problemas para essas pessoas trafegarem, já que estão com a documentação irregular", disse, destacando que o incentivo é para que essas pessoas regularizem a situação. "Ao quitar o exercício 2011, elas ficarão isentas de todas as pendências dos anos anteriores".
A terceira lei dispõe sobre o parcelamento, com o incentivo de redução de até 90% de juros e multas, para os proprietários de veículos que estão em atraso com o IPVA. "Nós queremos fazer com que as pessoas tenham condições de ficar em dia com as suas obrigações, regulamentando a documentação de seus carros e assim possam ter mais tranquilidade para trafegar – concluiu.
Mais de 24 mil proprietários de veículos automotores e mais de 94 mil proprietários de motocicletas e motonetas até 150 cilindradas vão ser beneficiados diretamente com as duas leis.
Nos links abaixo, a íntegra das referidas Leis publicadas no Diário Oficial de 27 de dezembro de 2011.

http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20111227&id_doc=364902
http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20111227&id_doc=364903
http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20111227&id_doc=364904
jornalista João Edmilson, assessor de Comunicação do Detran-RN.

Entretenimento: Garota Safada e Cavaleiros terão músicas em nova novela das 7 da Globo

O forró aos poucos vem vencendo o preconceito e ganhando destaque na mídia nacional, e para 2012 promete mais ainda. O ano nem começou e duas musicas forrozeiras foram selecionadas pela Rede Globo para fazerem parte da trilha sonora da próxima novela das sete “MARIAS DO LAR”. As músicas escolhidas foram: Nós Somos Loucos de Cavaleiros do Forró que foi gravada em 2008 na voz de Eliza e Bell Oliver, e a outra foi Eu fui clonado de Garota Safada, na voz de Wesley Safadão.

Novas releituras das músicas deverão ser feitas, principalmente a de Cavaleiros do Forró, tendo em vista que Bell Oliver não integra mais a banda.



No NovaCruzOficial do planetaforro

domingo, 22 de janeiro de 2012

Redenção - colação de Grau - Turma Luis Carlos Alexandre

Alunos das turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Júlia Alta de Oliveira, localizado no Redenção, concluíram com êxito mais uma etapa de estudos em sua vida estudantil. A Solenidade aconteceu com uma celebração na igreja Nossa senhora de Fátima celebrada pelo padre Adelson.
Com o total de 26 formandos, a turma 'Luis Carlos Alexandre' teve como patrono o prefeito Dr.Gilson Geraldo , e madrinha, a primeira dama Dr. Araunã.
Apos a celebração a formatura de colação de grau teve início com o discurso do diretor Francisco Figueiredo, que em sua fala, destacou os valores da Educação e a importância da dedicação dos alunos para atingir seus objetivos, na busca de uma vida sempre melhor.
Já o prefeito Dr. Gilson elogiou o núcleo gestor da Escola Estadual Júlia Alta de Oliveira pela agradável e organizada ornamentação da festa e ressaltou a persistência da turma. “Estão todos de parabéns por esses anos de luta e por essa conquista. Pois é através da educação que poderão ter um futuro brilhante, se mantiverem essa persistência e esse esforço”, disse o prefeito.
Após a entrega dos diplomas, a festa foi encerrada na quadra de esporte com um baile de formatura ao som de música ao vivo com o Grupo Maça com Mel.


O presidente da câmara de vereadores professor Jose de Anchieta homenageia a turma com placa de honra ao mérito


Por Déde Camilo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mensagem especial!!!!!

A EQUIPE TÉCNICA DO CRAS de Santo Antonio, ( Dra. Marlene Falcão - Coordenadora/Assistente Social, Dra Marineide Clemente - Assistente Social/Técnica de Referência do CRAS e Dr. Jeronildo Vicente - Psicologo do CRAS), vem deixar sua mensagem.











10 Dicas para ser amável...

1. Sorria Sempre e trate bem os outros.

2. trate as pessoas com educação.

3. não fale mal do próximo.

4. trate as pessoas com humildade.

5. trate os outros com Educação e respeito.

6. Respeite os mais velhos e mais necessitados..

7. se estiver estressado não desconte nos outros...

8. se machucou alguém com palavras peça desculpas.

9. não faça comentários negativos sobre ninguém.

10. se puder ajude o seu próximo, até palavras de ânimo em momentos dificeis ajuda muito.


(Luciano Soares)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lagartus Ambiental, conhecendo a planta Asiática NIM


 
O que é o NIM?
O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.


DEFENSISMO NATURAL
O NIM traz grandes benefícios para op agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.


PRODUÇÃO DE MADEIRA
As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.


INDUSTRIALIZAÇÃO
Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.


PREPARAÇÃO CASEIRA DE DEFENSIVOS
Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais.


Fontes:
http://www.esplar.org.br/publicacoes/nim.htm
http://bichosonline.vet.br/?tag=carrapatos
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222007000300005
http://inforagro.wordpress.com/category/planta-neem/
http://www.nipahutgardens.com/proddetail.asp?prod=neem





     
                         ( por Luiz Afonso Costa)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IPVA 2012 no Rio Grande do Norte



Imposto teve redução média de 4,23% em relação a 2011.
Calendário de pagamentos começa no dia 23 de fevereiro.


Os valores do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Norte já foram definidos pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Veja os valores do IPVA no RN

A secretaria informa que a tabela do IPVA 2012 teve como pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em dezembro de 2011, que apresentou uma redução média de reajuste de 4,23%, motivada pela diminuição do valor de venda dos veículos usados em relação ao ano anterior.

São isentos do imposto tratores e outros automotores agrícolas, veículos rodoviários com mais de 10 anos de fabricação, veículos de passeio, com motor até 120 hp de potência adaptados para uso de deficientes físicos, veículos, inclusive motocicletas, utilizados como táxi e transporte escolar, veículos tipo “buggy” cujo modelo tenha mais de 10 anos de fabricação, veículos movidos a motor elétrico; e motocicleta ou motoneta, com até 200 cilindradas, quando destinada ao uso de pessoa considerada como pequena proprietária, produtora ou trabalhadora rural, exclusivamente em atividade rural.

Datas e pagamento

O pagamento feito em cota única e no prazo estabelecido terá desconto de 5%, já computado na respectiva guia de recolhimento. Confira datas no site da Sefaz.

A Sefaz orienta que os débitos do imposto, da taxa de licenciamento e do seguro obrigatório podem ser quitados sem a necessidade de guia de pagamento, bastando que o contribuinte vá a um dos postos do correspondente bancário denominado Nossa Agência e mencione a placa de seu veículo. Essa forma de pagamento possibilita a vantagem da baixa imediata do débito nos sistemas de informática do Detra-RN e da Secretaria da Tributação. Também é possível utilizar os terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, para correntistas.

Quem preferir pagar por meio de guia poderá obtê-la no site de Detran, na Central do Cidadão ou em qualquer repartição fiscal do estado. A guia pode ser paga em toda a rede bancária. Após a data de vencimento, se o pagamento ainda não tiver sido feito, o proprietário do veículo deve obter um novo boleto, com vencimento atualizado, que apresentará o correto cálculo de juros, multa e correção monetária.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aposentado que retornar ao trabalho poderá ter mais benefícios

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2567/11, do Senado, que concede novos direitos aos aposentados que permanecerem ou voltarem ao trabalho em atividades regidas pelo Regime Geral da Previdência Social.

Pela proposta, esses profissionais passarão a desfrutar de benefícios que deixaram de receber em razão da aposentadoria. Assim, eles voltarão a receber o auxílio-doença, o auxílio-acidente e o apoio do serviço social. Atualmente, os aposentados que continuam trabalhando têm direito apenas ao salário- família e à reabilitação profissional.
 
 
 
Publicado pornoticiasdorn.com

Merenda Escolar 2012

Buscando planejar o ano de 2012, o prefeito Dr. Gilson Geraldo, reuniu na sede da Secretaria de Educação os secretários de agricultura, educação e assistência social, a equipe do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) o chefe da EMATER, a nutricionista da educação, o chefe de gabinete, a coordenadora da educação e o contador do município para através da intersetorialidade traçar metas que venham dinamizar as questões referentes a merenda escolar e as refeições destinadas aos programas sociais (PETI, PRO JOVEM, CCI, SOPÃO). Consciente que a per capita de apenas R$0,30 (trinta centavos) repassada pelo Governo Federal é insuficiente, mas preocupado em manter a periodicidade e qualidade que é a marca registrada de sua gestão, o prefeito espera manter e se possível melhorar o cardápio, onde o valor nutricional dos alimentos busca garantir as necessidades básicas e carência dos alunos. "Sabemos que muitas vezes a refeição servida na escola é a única refeição decente de muitas crianças de nosso município, por isso nos preocupamos em oferecer o melhor. Sinto-me feliz em saber que na minha gestão não faltou merenda um único dia nas escolas e os alunos que participam de programas sociais, ainda podem mais uma vez se beneficiarem de uma alimentação saudável. Estamos ainda valorizando a agricultura familiar, comprando produtos locais, que possibilitam aos moradores da zona rural uma renda extra." Afirmou o prefeito.

Santo Antônio/RN: Casa de fogos "pega fogo", vem abaixo e provoca apagão em toda a cidade

Por volta de 01:20h desta madrugada, todos os santoantonienses acordaram assutados com um barulho muito forte provocado por um incêndio em uma casa de fogos de artifício que, muito provavelmente, funcionava irregularmente no bairro Bela Vista, nas proximidades do Curral do Gado. A explosão foi tamanha que a casa que abrigava os fogos veio abaixo, espalhando estilhaços de alvenaria nas casas vizinhas, chegando até a atingir algumas casas que ficam por trás do cemitério novo e outras nas proximidades. Com o impacto, fios da rede elétrica foram rompidos e um poste foi entortado o que provocou um apagão em toda a cidade e também na cidade de Serrinha/RN onde, segundo relatos, a explosões foram ouvidas. Também há relatos que a comunidade de Capim Açu tenha ouvido as explosões. O CPTRAN esteve no local para controlar o trânsito, bem como a ambulância do SAMU esteve presente para a possibilidade de haver feridos. Ainda não se sabe a quantidade. Agora há pouco pela manhã haviam chegado as viaturas do Corpo de Bombeiros para averiguar a situação e descobrir a causa que levou às explosões. Ainda havia pequenos focos de incêndio no local, mas estes estavam em combustão interna. Populares informaram que a casa de fogos pertence a Adonias, filho do falecido Sr Genézio que durante toda sua vida trabalhou com fogos. Adonias também é proprietário de uma sorveteria na rua da Pedra e de uma central de moto-táxi que ficava vizinho ao prédio, sendo que a central era administrada por um cunhado seu. Informaram, ainda, que vizinho a casa de fogos moravam um homem conhecido por Zé Maia e sua esposa tendo ela se ferido. Um senhor que mora por trás do cemitério também ficou ferido. Ambos foram atendido pelo SAMU, mas não há relatos de que estejam em estado grave. Algumas casas próximas ao local que possuem telhado de brasilit tiveram as telhas afastadas. Uma padaria que fica próxima ao local, de propriedade do Sr Luiz, teve a porta "estufada" devido a propagação dos gases. Confira a seguir algumas fotos feitas no local do incêndio.